Peeling Químico para Revitalização Facial

Peeling Químico para Revitalização Facial

O peeling químico é um procedimento realizado a partir da aplicação de produtos químicos na pele. Estimula a renovação celular, a regeneração dos tecidos e o estímulo de colágeno.

A aplicação destes ativos químicos leva à suavização de marcas de expressão, melhora das manchas, rugas, cicatrizes e estrias.

Definimos peeling químico como uma técnica de esfoliação abrasiva realizada pela aplicação de uma substância química, geralmente um ácido, cujo princípio ativo terá a função de promover a descamação.

A finalidade disso é promover o rejuvenescimento facial de forma intensa, uma vez que o produto pode variar sua ação de superficial a médio e profundo.


Essa quimioesfoliação tem como objetivo destruir partes da epiderme e/ou derme de forma controlada para que ocorra sua consequente regeneração.

Por isso, dizemos que esse procedimento promove rejuvenescimento, pois uma nova pele renasce após a
agressão recebida.

Mecanismo de ação do Peeling


No peeling químico, portanto, temos três mecanismos de ação: o primeiro diz respeito à renovação da primeira camada da pele, a partir da remoção do estrato córneo; o segundo diz respeito à destruição


das camadas lesionadas da pele para o surgimento de uma pele nova, mais parecida com o normal; e dessa forma o terceiro

refere-se à estimulação inflamatória promovida no local, que vai além do próprio efeito da morte celular do tecido que recebeu o procedimento.

Nesse local, o processo inflamatório gera estímulos para uma nova indução à produção de colágeno, por isso justificamos que o peeling promove rejuvenescimento.


Sua aplicabilidade, portanto, ocorre em peles desvitalizadas, com marcas de expressão, rugas, sequelas de acne, cicatrizes e até em casos de hiperpigmentação, uma vez que a coloração diminui com esse procedimento.

Classificação dos peelings

Peeling Químico para Revitalização Facial

Eles são classificados de acordo com sua forma de aplicação e profundidade de ação:


Classificação pela aplicabilidade:

Peeling químico: dá-se pela ação de ácidos que são aplicados na pele, cuja finalidade é promover, de forma controlada, uma corrosão do tecido, seguida de regeneração.

Peeling mecânico ou físico: consiste na utilização de um equipamento que promoverá a ação mecânica de lixamento do tecido. Aqui podemos mencionar os cristais, o ultrassônico, a microdermoabrasão e o Laser como procedimentos.

Peeling enzimático: dá-se pela aplicação de produtos esfoliantes à base de enzimas biológicas, os quais manuseamos sobre a pele; sua finalidade é reduzir a camada de queratina.

Classificação pela profundidade da ação:

Peeling Químico para Revitalização Facial

Muito superficial: afina ou remove o estrato córneo, sem atingir abaixo do estrato granuloso.


Superficial: produz morte celular de parte ou totalidade da epiderme, atingindo parte do estrato granuloso até a camada basal.

Médio: produz morte celular de toda a epiderme e de parte ou totalidade da derme papilar.

Profundo: produz morte celular da epiderme e da derme papilar, estendendo-se até a derme reticular.

Os ativos usados em peelings químicos

Peeling Químico para Revitalização Facial

Existem muitos tipos de ácidos que podem ser aplicados no rosto em procedimentos de peelings químicos,

entre eles, destacamos os mais conhecidos e os que menos envolvem riscos: glicólico, mandélico, retinóico, salicílico, ascórbico, lático e fenol.


A absorção de cada princípio ativo dependerá de alguns fatores, por exemplo, das próprias características do agente químico, tais como seu veículo, sua concentração e seu tempo de exposição; das condições da aplicação,

ou seja, se foi feita com cotonetes, pincéis, gaze, luvas e até mesmo se o terapeuta friccionou ou comprimiu a região, tudo poderá interferir.

Peles mais escuras, tais como negras e morenas, dependendo do tratamento, não poderão receber o peeling químico, uma vez que se corre o risco de formação de cicatrizes e manchas na região aplicada.

Quanto mais os peelings tiverem uma ação profunda, mais gerarão efeitos visíveis na pele.

Em contrapartida, quanto mais profundos, maiores cuidados exigirão pós-aplicação e maiores riscos serão
envolvidos durante o procedimento.

Peeling Químico para Revitalização Facial

Particularmente, o mais utilizado é o ácido glicólico, por ser de fácil aplicabilidade, conferir mais segurança e ser indicado para qualquer tipo de pele.

Seu veículo principal é em forma de gel com concentração variante entre 40% e 70%. Ele tem indicação para rugas, sequelas de acne, flacidez de pele e manchas senis.

O ácido mandélico tem indicação para tratamento de acne e pigmentação de pele, devido à sua ação bactericida.

Também se apresenta na forma de gel, geralmente na concentração de 20%, podendo atingir uma ação de superficial a mediana.


O ácido salicílico também vem sendo bem divulgado na mídia. Ele também tem ação bactericida e fúngica e tem baixas complicações.


Acaba sendo misturado com outras substâncias, porque sua ação isolada não confere o efeito peeling. Tem indicação para verrugas e acne.

Apresenta-se na forma de gel, loção alcoólica ou pomadas.

Cuidados Pós Procedimento:

Peeling Químico para Revitalização Facial

O uso do protetor solar é de grande importância e deve ser reposto a cada três horas.

A exposição solar sobretudo deve ser evitada sempre, e para auxiliar a regeneração da pele, é preciso utilizar um produto de hidratação.

Caso a pele descame, nunca a puxe, para não causar agressões, e não durma comprimindo o rosto contra o travesseiro.

Deixe que o processo ocorra naturalmente e a pele se regenere. Alguns clientes ficam com a pele vermelha por um dia, e isso é normal, use apenas a hidratante como máscaras calmantes à base de Aloe vera.

Lave o rosto pelo menos duas vezes ao dia.

Se a pele formar cascas e iniciar um processo de infecção, produzindo uma secreção amarelada, busque auxílio médico.

Espero que tenha ajudado vocês com essas informações!

Para mais conteúdos relevantes clique abaixo:

>> Tratamentos para manchas na pele<<

>>Microagulhamento e seus benefícios<<

Um grande abraço, até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.